Sobre
O Programa de Qualificação das Operadoras (PQO), estabelecido pela Resolução Normativa nº 505/2022, tem como objetivo avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde a cada ano. As operadoras são avaliadas compulsoriamente pela ANS, por meio de indicadores que geram o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
Resultados do IDSS
Acesse aqui o sistema para conferir o desempenho de sua operadora ano-base 2022
Painel Dinâmico do Desempenho das Operadoras de Planos de Saúde
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS
A ANS passou a divulgar o Painel Dinâmico do Desempenho das Operadoras de Planos e Saúde de modo a facilitar o acesso da sociedade aos resultados do IDSS, contribuindo para a diminuição da assimetria de informação no setor e conferindo maior transparência aos dados.
O Painel é composto por um conjunto de indicadores que compõem o IDSS das operadoras e apresenta os resultados por indicador e por operadora dos últimos 5 (cinco) anos. Podem ser conferidos também os resultados do IDSS Geral do setor, desagregado por segmento, modalidade e porte.
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)
O IDSS é um índice composto por indicadores subdivididos em 4 (quatro) dimensões de avaliação:
Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Os resultados são exibidos em gráficos dinâmicos e tabelas, e as fontes de dados constam nas fichas dos indicadores, que estão disponíveis para consulta.
Em 2024 (ano base 2023), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo com nota 0,8798. É o nono ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.
1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,8707
2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,7511
3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000
4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9326
Em 2023 (ano base 2022), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo com nota 0,9238. É o oitavo ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.
1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 1,0000
2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,7492
3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000
4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9911
Em 2022 (ano base 2021), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo pela quarta vez o nível máximo de excelência com nota 1,0000. É o sétimo ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.
1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,9812
2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,5860
3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000
4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9834
Em 2021 (ano base 2020), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo pela terceira vez o nível máximo de excelência com nota 1,0000. É o sexto ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.
1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,8194
2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,5726
3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000
4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9022
Sobre
O Programa de Qualificação das Operadoras (PQO), estabelecido pela Resolução Normativa nº 505/2022, tem como objetivo avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde a cada ano. As operadoras são avaliadas compulsoriamente pela ANS, por meio de indicadores que geram o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
Resultados do IDSS
Acesse aqui o sistema para conferir o desempenho de sua operadora ano-base 2022
Painel Dinâmico do Desempenho das Operadoras de Planos de Saúde
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS
A ANS passou a divulgar o Painel Dinâmico do Desempenho das Operadoras de Planos e Saúde de modo a facilitar o acesso da sociedade aos resultados do IDSS, contribuindo para a diminuição da assimetria de informação no setor e conferindo maior transparência aos dados.
O Painel é composto por um conjunto de indicadores que compõem o IDSS das operadoras e apresenta os resultados por indicador e por operadora dos últimos 5 (cinco) anos. Podem ser conferidos também os resultados do IDSS Geral do setor, desagregado por segmento, modalidade e porte.
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)
O IDSS é um índice composto por indicadores subdivididos em 4 (quatro) dimensões de avaliação:
Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Os resultados são exibidos em gráficos dinâmicos e tabelas, e as fontes de dados constam nas fichas dos indicadores, que estão disponíveis para consulta.
Em 2024 (ano base 2023), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo com nota 0,8798. É o nono ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.
1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,8707
2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,7511
3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000
4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9326
Em 2023 (ano base 2022), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo com nota 0,9238. É o oitavo ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.
1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 1,0000
2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,7492
3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000
4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9911
Em 2022 (ano base 2021), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo pela quarta vez o nível máximo de excelência com nota 1,0000. É o sétimo ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.
1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,9812
2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,5860
3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000
4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9834
Em 2021 (ano base 2020), a Seguros Unimed se destacou novamente, atingindo pela terceira vez o nível máximo de excelência com nota 1,0000. É o sexto ano da Seguradora na faixa de excelência da avaliação oficial do setor.
1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. 0,8194
2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. 0,5726
3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. 1,0000
4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. 0,9022
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